Como lavar travesseiro para deixa-los frescos como novos

como lavar travesseiros de algodao, como lavar travesseiros de pena de ganso, como lavar travesseiros maquina de lavar, como limpar travesseiros

Como lavar travesseiro para deixa-los frescos e novos

“Recomendo afofe o travesseiro e tire a poeira diariamente, mas lave somente ocasionalmente”

Vamos supor que, a menos que seja um estudante de ensino médio ou trabalhador muito ocupado, você tem o hábito de limpar os travesseiros e os lençóis regularmente.

Mas você já se perguntou como lavar travesseiro corretamente?

Limpar esses itens, e o próprio colchão podem melhorar sua vida. Na equação da higiene do sono saudável, você vai encontrar aqui como lavar e limpar o travesseiro.

 

Mulher Lavando Travesseiros
Lavar travesseiros uma tarefa importante para garantir a saúde da família

A maioria de nós adultos responsáveis, não temos o melhor travesseiro da NASA que merecemos.

Já que é assim, vou te ensinar como deixar o seu velho amigo na melhor forma possível.  Para lavar seu travesseiro corretamente, organizei o processo em 3 passos. 

RESUMO

Você vai aprender:

 

  • Como lavar travesseiro de algodão
  • Como lavar travesseiro espuma da NASA
  • Como lavar travesseiro viscoelástico
  • Como lavar travesseiros com pena de ganso

 

O que fazer?

  1. Deixe Receber Ar Fresco
  2. Lave suavemente
  3. Seque muito bem
  4. Como resultado você vai ter os travesseiros e almofadas frescos, limpos e prontos para próxima noite de sono.

 

  1. Passo 1: Deixe Receber Ar Fresco

 

Restaure o formato natural dele (afofe-o) diariamente e remova a poeira batendo gentilmente com a palma das mãos.

Pelo menos uma vez por mês, leve-o para fora sem a fronha, preferivelmente em uma dia ensolarado, quente, frio ou com vento. Qualquer circunstância serve mas evite expor ao sol diretamente, com o tempo pode vir a desgastar o tecido.

 

Parte importante ao limpar o travesseiro é expor ao ar livre
Exponha o travesseiro ao ar livre semanalmente
E se ainda não for possível nenhuma dessas circunstâncias, coloque na sua secadora no ciclo de secar sem ar quente ou ainda na sua melhor maquina de lavar na função centrifugar.

 

  1. Passo 2: Lave suavemente

 

Travesseiros devem ser lavados ocasionalmente para remover a sujeira, poeira e células mortas da pele e deixar com cheiro fresco.

Muitas vezes depois de algumas lavagens ele vai perder o formato tradicional, por conta de todo “amassamento”.

 

Almofadas e travesseiros empilhados prontos para serem lavados
Organize a limpeza dos seus acessórios de dormir
Pode ser uma boa hora para programar uma limpeza do colchão também.

 

Como lavar travesseiro viscoelástico ou poliéster

 

A maioria das almofadas de espuma ou sintéticas podem ser lavadas na lavadora de roupas, você vai encontrar  em nosso guia damos dicas de modelos das melhores lavadoras de roupas – embora é sempre aconselhável consultar a melhor forma na etiqueta ou embalagem.

Na maquina sugerimos que selecione a função ciclo suave ou delicados se tiver a opção acione temperatura normal ou fria, use um sabão de qualidade.

Se sua máquina de lavar é bastante grande, lave duas almofadas de cada vez. Isso irá ajudá-lo a equilibrar a carga dentro da maquina, permitindo que a água e o detergente circule de forma mais eficaz.

Em uma maquina de lavar convencional de abertura superior pode ser difícil lavar mais de um travesseiro, por isso é melhor colocar num ciclo suave ou roupas delicadas, só por alguns minutos.

 

Como lavar travesseiro de pena?

 

Almofadas de penas, devem ser lavadas à mão apenas. Se as penas forem removíveis retire todas, e lave o tecido do travesseiro normalmente. Em seguida lave as penas ou plumas a mão.

Não se deve lavar travesseiro utilizando maquina de lavar
Uso incorreto da maquina de lavar para se limpar o “recheio” da almofada

Como lavar travesseiro a mão: Seja de algodão ou de penas, você deve encher uma bacia ou banheira com água quente e adicionar sabão em pó ou liquido na mesma quantidade que colocaria na máquina de lavar, é interessante diluir o sabão previamente para garantir uma melhor penetração.

Mergulhe completamente o travesseiro e amasse suavemente, esfregue com delicadeza faça isso por alguns minutos.

Aperte o travesseiro para expelir toda a água depois de ter lavado e role sobre uma toalha seca, então coloque na máquina de lavar e centrifugue no ciclo mais lento possível para retirar o máximo de água antes de colocar para secar.

 

  1. Etapa 3: Secagem

 

É importante se certificar de que a almofada está seca até o fim, ou ele poderia desenvolver mofo ou mal cheiro.

Depois de centrifugado ou secado em sua lava e seca adicione algumas toalhas secas para que ela sugue o restante da água.

O importante é ter certeza que não resta umidade no interior do travesseiro. Em seguida deixe-o dependurado para tomar um briza, para ter certeza que esta tudo seco.

É recomendável que se use um protetor de travesseiros ou fronha para proteger o tecido de substâncias tais como cremes de corpo, rosto e suor. Lave a fronha e a proteção regularmente, digamos, uma vez por semana junto com seus lençóis.

Como lavar travesseiro de algodão ou tricot
Dicas e sugestões: Como lavar travesseiros de tricot ou delicados

Sugestões:

1 – Quando for lavar o porta travesseiros e almofadas lembre-se de retirar os enchimentos dos mesmos antes de iniciar o processo de lavagem. Para lavar é só encher um balde com água e sabão em pó ou detergente liquido e deixar de molho por algum tempo. Depois deixe secar na sombra de preferencia em um local bastante arejado.

2 – Se a peça for delicada ou possua algum bordado dê a preferência por lavar ela na mão. Isso evita que o bordado se desfaça ou perca os detalhes.

3 – Deixar as peças secando na sombra, é preferível já que ajudam a mantê-las com a aparência de nova por mais tempo.

4 – Não use amaciante em tecidos crús e naturais. Amaciantes podem contar muitos componentes químicos fortes que dilaceram as fibras com o tempo, enfraquecendo o tecido.

5 – Utilize sabão a base de óleos naturais, como o sabão de coco tradicional. Além de ser eficiente para limpeza, clareia os tecidos e hidrata os fios.

6 – Antes de colocar os suas capas de almofada e travesseiro na máquina de lavar vire-as do avesso. Dessa forma preserva a aparência externa do tecido por mais tempo, adicionado mais uma camada de proteção para sua almofada.

7 – Não utilize alvejantes como cloro nas suas peças pois corre o risco de ocasionar manchas permanentes e não tem volta, a unica opção é tingir novamente.

8 – Quando possível adquira sacos de lavagem para maquinas de lavar, aproveite para colocar dentro delas os travesseiros e almofadas. Isso vai conferir uma vida mais longa ao seu acessório.

 

Gostou do artigo? Deixe um comentário com suas duvidas e sugestões…

 

Compartilhe com seus amigos.

Pedro César

Sou analista de dados e cientista por natureza. Descobri que posso fazer uma pequena diferença compartilhando o que aprendi e conhecendo amigos pela internet. Aqui você vai encontrar artigos que fiz para o GuiaCASANOVA como: analises de produtos, dicas de organização e guia de compras. Colabore com seu comentário, tire suas duvidas e compartilhe com seus amigos. Leio e respondo a todos os comentários!